Sinpro Campinas repudia atentado terrorista em escola de São Paulo

O Sinpro Campinas e Região lamenta profundamente o ataque ocorrido hoje, segunda-feira, 27 de março, na escola estadual Thomazia Montoro, na cidade de São Paulo, onde uma professora morreu e outras três ficaram feridas em um atentado a faca por parte de um aluno da oitava série da própria escola.

Essa nova tragédia será somada a outras que ocorreram no país em tempos recentes. Situações que remetiam apenas aos massacres em escolas em cidades dos Estados Unidos, agora atingem o Brasil, tristemente.

Não devem haver considerações rasas ou reducionismos em relação a esses ataques, que merecem ações urgentes no campo da segurança, da educação, da infraestrutura das escolas, das condições de trabalho das professoras e professores, das condições de alunas e alunos em ambiente escolar, familiar, social, do enfrentamento do bullying, da violência escolar em escolas, etc.

Lamentavelmente, questões tão prementes e difíceis, que demandam imenso e sincero esforço permanente, nos últimos anos têm perdido espaço para questiúnculas de tintas morais, alinhadas ao pensamento conservador e de essência religiosa fundamentalista, com seus paladinos (que nunca pisaram em uma sala de aula) agitando furiosamente bandeiras anacrônicas e francamente inúteis, enquanto problemas profundos da educação brasileira seguem se apresentando a cada instante. A título de questionamento: várias pessoas, sabedoras da tragédia desta manhã, perguntaram-se “e se o aluno tivesse um suas mãos uma arma de fogo?”

Calcule-se o tamanho possível da tragédia nesta situação, e lembremos que a circulação de armas de fogo aumentou exponencialmente com as políticas sinistras do ex-presidente do Brasil; eis uma das principais preocupações dos campeões do “moralismo” que assolam o país, enquanto assassinatos ocorrem em escolas.

O Sinpro, cuja direção é composta em sua maioria de professores atuantes em salas de aula, solicita dos poderes públicos a rápida apuração da tragédia de hoje, e a criação de políticas sérias que visem a impedir que mais ataques venham a ocorrer.

Declaramos nossa solidariedade a todas as vítimas deste triste fato e nosso pesar pela professora, mais uma colega cuja história foi interrompida pela violência.

Campinas, 27 de março de 2023

Diretoria do Sinpro Campinas e Região

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO

Filiado a : CONTEE - FEPESP - CTB