Nesta semana que encerra o Mês das Mulheres, o Sinpro Campinas e Região presta uma homenagem às mulheres que compõem o seu quadro de funcionárias. Porque, para além da diretoria, elas exercem um papel fundamental no dia a dia do sindicato, ajudando a manter em ordem o funcionamento da sede e garantir a qualidade dos serviços prestados pela entidade.

Nossas colaboradoras, muitas delas com mais de 10 anos de casa, fazem parte de um time de profissionais experientes, conhecedoras do trabalho sindical e sempre prontas a atender os professores da melhor forma, visando garantir os direitos da categoria.

Veja abaixo um breve perfil de cada uma das mulheres do Sinpro Campinas e Região:

ADRIANA ALVES DA SILVA

Nasceu em Campinas (SP) em 19 de dezembro. É formada em Conciliação e Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Sinpro Campinas é a secretária responsável pela Tesouraria, depois de ter começado como recepcionista. Para ela, trabalhar em defesa da classe trabalhadora é “muito gratificante” e essa é uma das vantagens de ser funcionária do sindicato. Ela destaca também o aprendizado adquirido ao longo dos últimos 16 anos – tempo em que está no Sinpro.

AMANDA NATÁLIA DE ASSIS RAFAEL

Nasceu em Campinas (SP) em 20 de junho de 1989. É formada em Gestão de Recursos Humanos e atualmente cursa a faculdade de Pedagogia. No Sinpro Campinas é recepcionista há 5 anos e considero importante o atendimento aos professores, pois “através do meu trabalho consigo mostrar a eles seus direitos, os quais muitas vezes eles não tinham conhecimento”. Ela diz que gosta de trabalhar no Sinpro, pois é um lugar “em que se compartilha conhecimentos, é um lugar de luta, persistência e conquistas, para um mundo melhor com mais dignidade”. Gosta de aproveitar os momentos livres com a família.

CLEIDE MARIA COLZ MARIANO

Nasceu em Campinas (SP) em 15 de agosto de 1956. Está no sindicato como auxiliar de limpeza e diz que gosta de trabalhar no Sinpro Campinas por se sentir “respeitada por todos como pessoa, independente da minha função”. Função que ela exerce com dignidade há 7 anos, mantendo os banheiros, a cozinha e o escritório sempre limpos, preparando o café dos demais funcionários e visitantes e cuidando da organização da sede.

HELEN KARINA AMÉRICO VIEIRA

Nasceu em Barretos (SP) em 26 de janeiro de 1978. É pedagoga e assessora previdenciária por formação e no Sinpro Campinas exerce as funções de homologadora e analista previdenciária há 16 anos. Ela diz que o melhor de trabalhar no sindicato é “auxiliar os professores em momentos importantes de sua vida, trazendo conforto e orientação assertiva, seja no término de um contrato de trabalho ou no momento da sua aposentadoria”. Ainda segundo a funcionária, é na homologação da rescisão de contrato que o Sinpro garante e protege os direitos dos professores. “A importância do atendimento humanizado na assessoria previdenciária permite ao professor um atendimento diferenciado que assegura a sua dignidade”.

JÚLIA DE OLINDA GIORGETTI

Nasceu em Campinas (SP) em 6 de fevereiro de 1992. Ela é técnica em Massoterapia e é recém-chegada ao Sinpro. Está como recepcionista há pouco menos de um mês e diz que tem gostado da nova experiência, pois é a primeira vez que trabalha dentro de um sindicato. Sobre sua função, afirma achar importante porque “quando alguém vem nos procurar, a recepção que damos, às vezes, é o primeiro contato que aquela pessoa está tendo com o sindicato e muitas vezes trazendo algum problema. O importante é como recepcionamos quem chega e como resolvemos os problemas da melhor forma”.

KARINY SANTOS

Nasceu em Campinas (SP) em 10 de novembro de 1990. É formada em Recursos Humanos pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (Esamc). No Sinpro, onde está há 10 anos, trabalha como secretária geral, secretária da diretoria e com homologação. Ela diz que gosta de trabalhar no sindicato porque a entidade “faz parte de momentos importantes na vida do professor” e sua maior satisfação é “ver que a nossa luta é reconhecida por muitos”. Nas horas livres ela participa do ministério da assistência social da igreja que frequenta.

ZILKA SANTOS DA SILVA

Nasceu em São Paulo (SP) em 9 de abril de 1974. É técnica em secretariado e trabalha no Sinpro Campinas como Assistente Administrativa do Departamento Jurídico. Há 17 anos está vinculada ao sindicato, mas de 2006 a 2018 foi secretária na subsede de Limeira e em 2020 foi transferida para a sede de Campinas. Sobre a função exercida por ela, explica: “O meu departamento lida diretamente com a defesa dos direitos, denúncias e acolhimento direto do professor que teve o direito lesado. É imensamente satisfatório fazer parte de um departamento que trabalha ativamente para devolver ao trabalhador o direito que lhe foi negado”. Ela destaca o papel do Sinpro no movimento sindical como motivo de orgulho e diz que se identifica com a entidade porque antes já trabalhava com a defesa de direitos: foi coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), em Limeira, e uma das idealizadoras do projeto “Mais de Meio Caminho Andado”, na mesma cidade, que estimula o amor próprio e a autoestima em mulheres por meio do exercício físico em grupo.