Nota de pesar e indignação

O Sinpro Campinas e Região lamenta profundamente, com pesar e indignação, mais um atentado terrorista praticado contra uma escola. Dessa vez o alvo foi uma creche – a CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC). No ataque brutal e covarde, cometido por um homem de 25 anos armado com uma machadinha, quatro crianças foram mortas e uma se encontra em estado grave. O criminoso foi preso e a motivação do massacre ainda não foi divulgada. Nada, porém, será capaz de justificar tamanho horror. É inadmissível que a sociedade continue convivendo com o terrorismo em território nacional. Não podemos naturalizar a barbárie, como fazem os Estados Unidos. O Brasil é um país injusto e desigual, mas terroristas não são “vítimas do sistema”. Terroristas são parte do submundo do crime, muitos deles ligados a células nazistas que nunca foram investigadas e combatidas com o devido rigor. Somos uma nação avessa a crimes de ódio contra inocentes e não podemos mais tolerar a inércia do Estado brasileiro em dar uma resposta efetiva a estas ações. Se a violência extremista foi normalizada ou até incentivada pelo governo anterior, é obrigação do atual governo federal promover uma ampla “desnazificação” da juventude nas escolas e na internet, além de investir pesado na investigação de grupos que agem nas sombras. Não se trata de um “caso isolado”. Chega de violência contra as escolas! Chega de mortes de crianças e professores! Queremos viver em paz!

Campinas, 5 de abril de 2023

Diretoria do Sinpro Campinas e Região