Março registrou mais 195 mil empregos com carteira assinada no Brasil. O resultado representa uma alta de 97,6% em relação ao ano passado. Os dados do Caged foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na última quinta-feira (27).

A criação de empregos formais foi positiva em 22 estados, com destaque para São Paulo. Os números de março, segundo o ministro do trabalho, Luiz Marinho, são uma surpresa positiva e refletem a retomada das obras de infraestrutura pelo governo federal.

Em 4 dos 5 grupos de atividades econômicas, o saldo também foi positivo. Destaque para o setor de serviços, com saldo de 122 mil novos postos de trabalho e da construção civil, que registrou 33 mil empregos. A agropecuária foi único setor com resultado negativo em março, com 332 postos de trabalho perdidos.

Marinho reforçou a necessidade do Banco Central de iniciar um processo de queda dos juros para acelerar a economia e a geração de mais empregos. Segundo o Ministério do Trabalho, em março também ocorreu mais contratações entre pardos e pretos.

O ministro ainda fez um pedido para que os empregadores atualizem os dados dos empregados relacionados a cor e raça. Desde a última segunda-feira, passou a ser obrigatório, por lei, para o empregador anotar estas informações nos sistemas de registro de funcionários.

Com informações da EBC