O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, foi eleito, na semana passada, para a coordenação do GTT (grupo de trabalho tripartite) de Regulamentação da Educação Privada no âmbito do FNE (Fórum Nacional de Educação). A coordenação adjunta será do 1° vice-presidente da Confenen (Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino), Arnaldo Cardoso Freire. Já a relatoria ficou a cargo do 2° vice-presidente da Abruc (Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior), Paulo Muniz Lopes.

A regulamentação da educação privada é um tema caro à Contee, defendido historicamente pela entidade. Por isso, tanto a criação do GTT para tratar do assunto quanto a eleição para coordenação dos trabalhos são frutos de articulação política intensa da Confederação, como destaca Gilson.

Embora a coordenação seja dividida com a Confenen, entidade patronal, a articulação tira força de outras organizações empresariais, como a Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares). “Com a coordenação, temos um potencial grande de organizar o debate interno desse GT”, disse o diretor da Contee.

Segundo Gilson, o prazo para os estudos é de 6 meses. “Estou hoje [24 de maio] preparando o planejamento de trabalho do GT, que consiste em escutar as principais entidades nacionais diretamente vinculadas ao setor privado, mas também do setor público, sobre as questões que envolvem a regulamentação da educação e do trabalho, que é um tema correlato à situação educacional”, explicou.

“Vamos fazer uma pesquisa internacional envolvendo de 10 a 15 países do mundo onde existe a presença forte do setor privado, para verificar como é tratada a regulamentação da educação privada, quais são as leis etc. Vamos também realizar dois seminários para tratar sobre o tema, com palestras e debates. E vamos levantar também toda a legislação aprovada no Brasil sobre esse assunto.”

Fonte: Contee