Acontece neste sábado (3/6) o 2º Encontro Estadual da Educação, realizado pela Central dos Trabalhadores Trabalhadoras do Brasil de São Paulo (CTB-SP). Este ano o tema do evento será “Valorização dos Profissionais de Educação e Qualidade da Educação” e as palestras, em formato virtual, serão transmitidas via Zoom.

Dentre os palestrantes estará a presidente do Sinpro Campinas e Região, Conceição Fornasari. O tema apresentado por ela será “Regulamentação do Ensino Privado”. Em sua fala, a dirigente sindical irá abordar a importância de se regular a educação particular no Brasil e os desafios impostos pela realidade. “Não é de hoje que Sinpro e a CTB levantam essa pauta da regulamentação. O problema é que tanto a Constituição Federal quanto a LDB, que deveriam servir como instrumentos legais para regulamentar a educação privada, têm sido desrespeitadas há muito tempo”, diz a professora.

Segundo ela, leis específicas, que disponham exclusivamente sobre a regulamentação do ensino privado, é uma urgência no País – sobretudo após a entrada em massa do capital estrangeiro no setor. “A ampliação cada vez mais exacerbada de empresas educacionais com capital aberto na bolsa de valores, no ramo da educação, tem gerado verdadeiros oligopólios. Hoje, quase 70% do ensino superior privado estão nas mãos de poucos grupos que tratam a educação como mercadoria”, afirma.

Para participar do 2º Encontro Estadual da Educação se inscreva pelo link:

Confira a programação completa

– O Ceará como referência de Educação para o Brasil ? – Anísio Santos de Melo – Presidente da APEOC/FETENE e Coordenador da Frente Norte Nordeste Pela Educação

– Conjuntura do MEC para organização do ensino e valorização dos profissionais – Madalena Guasco Peixoto – Dirigente da CONTEE; Profa da Escola João Amazonas e diretora da Faculdade de Educação PUC/SP

– O governo de São Paulo na contra mão da educação de qualidade e valorização dos profissionais – Francisca Seixas – Diretora da CTB/SP; Secretária de Educação da APEOESP e Secretária de Saúde da CNTE

– Estrutura e organização do ensino e carreira nos municípios de São Paulo – Teresinha Chiappin (Teca) – Diretora da CTB/SP; Ex Diretora do SINPEEM (Sindicato dos profissionais em educação do município SP) e membro do FEE e FME

– Regulamentação do Ensino Privado – Conceição Ap. Fornasari – Presidente do Sinpro Campinas e Região.