Negociações avançam no Ensino Superior

A comissão de negociação coordenada pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), da qual faz parte o Sinpro Campinas e Região, informa que: após inúmeras rodadas de negociação com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de Sao Paulo (Semesp), os patrões finalmente começaram a ceder.

A continuidade das negociações foi autorizada pelos professores em assembleia e, desde então, temos tentado construir um acordo que contemple as reivindicações da categoria e suspenda as disputas em curso nos tribunais superiores.

Em nossa última reunião com a Semesp, apresentamos uma proposta oficial sobre questões econômicas (pagamento das diferenças salariais de 2022 e reajuste para 2023), com avanços em relação às propostas anteriores. Há aspectos positivos também na nova proposta referente às redações das cláusulas sociais e duração do acordo, que estabelecemos como prioridades. No entanto, ainda há vários pontos indefinidos.

Antes do feriado de Corpus Christi, haverá uma nova rodada de negociação, na tentativa de alinhar esses aspectos. Fiquem atentos aos informes do Sinpro Campinas: ao fim desse processo de negociação, todo esse “pacote” de novidades deverá ser discutido e avaliado por uma nova assembleia da categoria, a ser convocada em breve.

Prossigam em estado de alerta e mobilizados. Estamos próximos de um acordo histórico!

Campinas, 5 de junho de 2023

Diretoria do Sinpro Campinas e Região