O Sinpro Campinas e Região lamenta profundamente a morte do professor aposentado Rubens Gabriel Abdal, ex-docente da PUC-Campinas e dos colégios Progresso e Porto Seguro. Seu corpo, sem vida, foi encontrado por seu filho na manhã deste domingo, 11 de junho, em sua propriedade rural no município de Tanabi (SP). Abdal tinha 77 anos e, segundo a família, a causa da morte foi um infarto fulminante.

Professor Rubens, como era conhecido entre os amigos, integrou a diretoria do Sinpro Campinas durante anos, tendo exercido a função de tesoureiro a partir de 1981 – naquela que é considerada a primeira gestão da fase “democrática” do Sindicato. Por décadas atuou no movimento sindical junto à entidade e deixou a sua marca na luta em defesa dos direitos dos professores e da educação no Brasil.

Segundo Conceição Fornasari, presidente do Sinpro Campinas, a morte de Rubens Gabriel Abdal deixa consternados todos os que o conheceram ou conviveram com ele. “Era um exemplo de profissional dedicado ao ensino e um companheiro querido de lutas. Será lembrado pela convicção com que defendia suas ideias e pelo empenho em estar sempre atualizado sobre a política nacional e internacional. Era uma referência para todos nós”, disse.

O velório e o sepultamento acontecerão nesta segunda-feira, 12 de junho, a partir das 7h. O local ainda não foi divulgado.