O Sinpro Campinas e Região lamenta a morte, no último dia 7 de junho, do professor Ronaldo Nicolai. Ele lecionou matemática em várias instituições de ensino, entre elas o colégio Progresso e a Metrocamp. Foi também professor do CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e monitor da CENP (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas do Estado de São Paulo). Sempre como sindicalizado, atuou nas lutas pela melhoria das condições de vida e de trabalho dos professores paulistas e pela redemocratização do país.

Nas décadas de 1980 e 1990, Nicolai participou da elaboração, aplicação e discussão crítica dos materiais produzidos pela CENP e dos “Tópicos de Ensino de Matemática” – cadernos que um grupo de professores de Campinas, dentre os quais Maria Ângela Miorim, Adair Nacarato, Manoel Amaral Fúncia e Carmen Passos, desenvolveu como forma de renovação curricular e pedagógica da matemática na rede pública estadual.

O relato da ex-aluna Ciba Madai, publicado em uma rede social, é bastante ilustrativo do professor dedicado que foi Ronaldo Nicolai: “Quando me inscrevi no vestibular da Unicamp, tão desesperançosa em ser aprovada (eu não tinha dinheiro para fazer um cursinho pré-vestibular), ele se ofereceu para ficar duas horas além do seu horário comigo e com mais algumas alunas para ensinar matemática voltada para o vestibular. Ensinava com desenhos, com material dourado, papeizinhos coloridos e um jeitão caricato que nos fazia gargalhar. Passei no vestibular. Não zerei em matemática. Voltei ao CEFAM para agradecê-lo e recebi um abraço e um discurso inflamado regado com orgulho e carinho”.

A ausência de Ronaldo Nicolai será sentida por muitos e muitos anos, mas seu exemplo de amor ao ato de ensinar permanecerá vivo em todos os que conviveram com ele em uma sala de aula.

Ronaldo Nicolai presente!