O dia 28 de junho é uma data histórica para a comunidade LGBTQIA+ que luta contra a discriminação e a violência. Num país em que pessoas continuam sendo agredidas e assassinadas em função da orientação sexual, é fundamental que o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ seja visto como um dia de luta por igualdade de direitos. E o Sinpro Campinas e Região se soma às vozes que clamam por respeito!

O Brasil tem apresentado, sobretudo nos últimos dez anos, índices alarmantes de casos de violência contra homossexuais, travestis e pessoas trans – o que impõe a urgência de uma educação que questione a naturalidade com que a homofobia está incorporada nos discursos oficiais, em programas de rádio e TV e na boca de políticos conservadores e de líderes religiosos – o que acaba sendo reproduzido nas escolas.

Assim, enfrentar a homofobia é um dever de toda a sociedade – em especial dos professores e professoras, que lidam com a formação de crianças e jovens. O Sindicato, como representante da categoria, defende ações que mobilizem e conscientizem a população e as autoridades responsáveis, visando a adoção de medidas políticas imediatas que amenizem a realidade imposta pela homofobia à comunidade LGBTQIA+.

Como surgiu o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Em 1969, em um bar chamado Stonewall Inn, em Nova Iorque, uma rebelião histórica fez ressurgir a luta organizada contra a homofobia. Em quatro dias de confronto, os homossexuais responderam à violência policial que frequentemente os vitimava, levantando barricadas e ganhando o apoio da população. A partir de então, os participantes se organizaram para seguir lutando por seus direitos e, no primeiro aniversário desta rebelião vitoriosa, 10 mil homossexuais marcharam, comemorando e protestando contra a discriminação. Surgiu assim, em 28 de junho, o Dia do Orgulho e a primeira Parada Gay.