O Sinpro Campinas e Região, ciente de que a unidade da Mercedes-Benz em Campinas pretende terceirizar os seus serviços até 2024, além de transferir para outras regiões alguns setores administrativos da montadora, vem por meio deste comunicado prestar solidariedade aos cerca de 500 funcionários que serão afetados pela decisão.

Nós, como sindicalistas, coincidimos com a Chapa 2 – que em julho disputa a eleição para o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região. Assim como ela, defendemos que decisões como a da Mercedes-Benz devem envolver sindicatos, instituições governamentais e uma ampla frente de movimentos sociais ao invés de serem tomadas unilateralmente.

É fundamental impedir o fechamento de postos de trabalho e a avalanche de terceirizações que tanto tem prejudicado os brasileiros. Está claro que a empresa visa tão somente aumentar os seus lucros, mesmo que para isso seja necessário rifar o emprego de centenas de trabalhadores. Ao terceirizar os seus serviços, a Mercedes-Benz demonstra não ter qualquer compromisso com a proteção trabalhista ou preocupação com a precarização geral que acomete o mercado de trabalho.

Por isso, o Sinpro repudia a proposta da empresa e se coloca a disposição para lutar contra ela ao lado dos metalúrgicos de Campinas.

Campinas, 29 de junho de 2023

Diretoria do Sinpro Campinas e Região