Por iniciativa do vereador Gustavo Petta (PCdoB), a Câmara Municipal entrega hoje (30 de junho) honrarias a personalidades e instituição que se destacam em suas áreas de atuação.

Destaque para a professora aposentada Jenice Lilian Pizão, que recebe o Título de Cidadã Emérita. A homenageada é uma das fundadoras do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP). É atual secretária política do MNCP, apoiando ações no tema Mulheres e AIDS e articulações com a Frente Parlamentar Nacional de HIV/AIDS. Em Campinas, participa de Conselho de Saúde do CR IST/AIDS. Jenice foi ainda diretora do Sinpro Campinas por várias gestões.

Outra homenageada será Margarida Montejano da Silva. Ela receberá o Título de Cidadã Campineira. Natural de Mogi Guaçu (SP), Margarida é supervisora educacional na Rede Municipal de Campinas desde 2009. É poeta e escritora, pedagoga, mestre em Educação pela PUC-Campinas e doutora em Educação pela Unicamp. Também é pesquisadora do Loed/Unicamp em Avaliação da qualidade da educação referenciada na escola pública e produtora do Canal Literário N’outras Palavras – histórias que inspiram, no Youtube.

Por fim, o Grupo Caixeiras das Nascentes recebe o Diploma de Mérito Cultural “Guilherme de Almeida”. Trata-se de um grupo popular de mulheres, que tem a música como forma de partilha e celebração, fundado em 2009. Atualmente conta com mais de 50 integrantes e é coordenado e dirigido pela Mestra Cristina Bueno, artista pesquisadora e artesã de Caixa do Divino e pela Contra-Mestra Inês Vianna, artista, produtora cultural e diretora de teatro.

O grupo realiza o Carnaval do Bloco das Caixeirosas no distrito de Barão Geraldo desde 2006, antes da fundação oficial do grupo – o bloco foi fundado por Cristina Bueno e grupos de Caixeiras de Campinas e é voltado para crianças, agregando outros artistas como artesãos de bonecos e atores (miolos dos bonecos).

A solenidade será realizada às 20h no Plenário “José Maria Matosinho” da Câmara Municipal, localizado na Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta. Também será transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas, em sinal digital 11.3 ou pelo canal 4 da NET Campinas ou 9 da Vivo Fibra – com retransmissão simultânea no pelas fanpages da Casa e da TV no Facebook, Youtube e no streaming na capa do site oficial.

Com informações da Câmara Municipal de Campinas