O Sinpro Campinas e Região lamenta profundamente a morte do professor Flávio Galib, ocorrida na manhã de hoje (15). Ele tinha 70 anos e estava lutando contra um câncer de intestino.

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Galib teve passagens por várias instituições de ensino, dentre elas a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), onde lecionou de 1980 a 2018.

Flávio Galib integrou a diretoria do Sinpro Campinas e Região durante a década de 1980 e honrou a história do sindicato com sua dedicação, seu altruísmo e sua honestidade à toda prova. Será lembrado por sua posição firme em defesa dos professores e da democracia – posição que lhe custou, certa vez, o próprio emprego.

Sempre presente nas lutas mais importantes de seu tempo, ajudou o Sinpro a organizar eventos e atos políticos históricos em Campinas, como as manifestações públicas contra o Plano Collor, contra a Reforma da Previdência e contra a Reforma Trabalhista. Sua militância sempre foi voluntária, nunca tendo pedido nada em troca para formar fileira ao lado dos trabalhadores.

Galib participou da construção de projetos pedagógicos de cursos de Engenharia e Arquitetura, sem nunca deixar de ser um defensor intransigente das Ciências Humanas e de reconhecer o valor da Filosofia, da História e da Sociologia como disciplinas indispensáveis à formação cidadã dos jovens.

Sua morte abre um vazio imenso na luta sindical, mas seu exemplo de vida irá perdurar por muitos e muitos anos na mente e no coração de seus ex-alunos, amigos e colegas de profissão. Quem educa o próximo, não morre jamais!

Flávio Galib PRESENTE!

PS: O velório será realizado nesta quarta (16), no Cemitério da Saudade, em Campinas, a partir das 7h30. O sepultamento será às 10h30.