Comunicado sobre a Contribuição Assistencial e a recuperação da massa salarial

A Contribuição Assistencial é uma das receitas mais importantes para a sobrevivência do Sindicato, pois permite que a luta em defesa dos professores não seja interrompida. Sem ela, muitas conquistas da categoria – inclusive salariais – não conseguiriam ser mantidas e ampliadas.

Mas como funciona a Contribuição Assistencial na nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Ensino Superior, assinada recentemente?

Simples: ela é descontada automaticamente do seu salário e depositada na conta do Sindicato. Em Assembleia Geral realizada na última terça-feira (22), o Sinpro Campinas e Região aprovou a cobrança de 5% em novembro de 2023 para os professores do Ensino Superior.

É uma porcentagem pequena, que não compromete o orçamento mensal dos trabalhadores, mas que para o Sindicato faz muita diferença, já que a soma das contribuições permite que possamos oferecer consultoria e apoio jurídico gratuito aos professores, entre outros benefícios.

Você é obrigado(a) a pagar a Contribuição Assistencial? Embora a sua contribuição seja de suma importância para que possamos continuar defendendo seu emprego e seu salário, você pode recusá-la. Mas atenção! A oposição só poderá ser feita entre os dias 01 e 30 de outubro de 2023.

Para se opor Contribuição você deve enviar para o Sinpro Campinas uma carta registrada ou se dirigir até a sede do Sindicato portando carta com seu nome completo, CPF, nome da instituição em que trabalha e o CNPJ dela. O documento deve ser entregue também ao seu empregador.

E as conquistas?

Para provar que sua Contribuição Assistencial faz a diferença e que temos trabalhado por você, informamos sobre a mais recente conquista, após muita negociação com os patrões:

Todos os professores receberão Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ou Abono Especial correspondentes à inflação do período 2022-2023, ou seja, 137%. Este montante será dividido em 4 vezes pelas instituições de ensino que não anteciparam os pagamentos.

Anote as datas em que o dinheiro deverá cair em sua conta: este ano nos dias 31/8, 15/9 e 15/11. No ano que vem, 15/1.

E atenção! No salário a receber em outubro será incorporado o percentual de 10,57% (referente a 2022) e mais 6,09% (referente a 2023).

A recuperação da massa salarial não se deu sem luta e podemos avançar ainda mais com a sua contribuição!

Juntos somos mais fortes!

Campinas, 25 de agosto de 2023

Diretoria do Sinpro Campinas e Região