Recuperação judicial: saiba como foi a última reunião com o Grupo Metodista

Atenção professores credores trabalhistas do Grupo Metodista:

Saiba como foi a mais recente reunião semanal entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Grupo Metodista e Administração Judicial para tratar dos pagamentos da recuperação judicial e demais questões atinentes aos seus interesses.

I.     DELIBERAÇÕES

A reunião iniciou com o Dr. José Santana (CONTEE) atualizando sobre a tribuna livre realizada com os trabalhadores no dia 21 de agosto de 2023, bem como informando que a próxima reunião será realizada em 11 de setembro de 2023. Finalizada a atualização, objetivamente questionou sobre os seguintes pontos: (a) calendário paía pagamento dos créditos limitados a R$ 10 mil reais; (b) previsão de liberação do crédito pelo BTG; (c) envio do quadro geral de credores (“QGC”) segregado por instituição; e (d) quitação do salário de julho e rescisões que estão no limbo.

A Prof. Neusa Monser (RECUPERANDAS) informou que a previsão de liberação do crédito pelo BTG é para quarta-feira (30 de agosto de 2023), estimando que os pagamentos aos credores trabalhistas possam ser iniciados na segunda-feira, 4 de setembro de 2023, a depender da expedição do alvará. Em relação à quitação dos salários em atraso, esclareceu que a situação está sendo tratada dia a dia, conforme fluxo de caixa, e que espera que os salários de julho sejam integralmente quitados com o ingresso do recurso da operação de reestruturação.

Em complemento, o Sr. Ronaldo Jesus (RECUPERANDAS) disse que o pagamento das rescisões depende de aporte financeiro. Afirmou, ainda, que estão tentando parcelamento de tais créditos, inexistindo, assim, previsão específica para adimplemento.

Sobre o assunto (pagamento de rescisões extraconcursais), a Dra. Renata Bueno (RECUPERANDAS) esclareceu que os acordos realizados estão sendo pagos, bem como que, em relação às rescisões remanescentes, ou os trabalhadores ainda não entraram em contato ou não concordaram com os termos propostos. Esclareceu que os trabalhadores que optaram por ajuizar ação estão sendo respondidos diretamente no processo.

Ficou ajustado que o Sr. Ronaldo Jesus (RECUPERANDAS) enviará os nomes e as condições das propostas à CONTEE, para ser verificada a possibilidade de auxílio e intermediação, bem como observado se há tratamento igual com aqueles que já foram pagos.

O Dr. Rodrigo Valente (CONTEE) questionou se existe perspectiva de conclusão da reestruturação e se o procedimento contemplará os pagamentos das rescisões.

Em resposta, a Prof. Neusa Monser (RECUPERANDAS) esclareceu que todas as obrigações da Rede Metodista (fora do PRJ e do plano de transação fiscal) estão sendo mapeadas para possibilitar o planejamento de quitação de uma forma factível. Informou que ainda não há data ou condições específicas, mas acredita que dentro do mês de setembro se terá um cenário mais fidedigno. Disse que no momento o foco emergencial é vencer a folha de pagamento, sem perder de vista a necessidade de conciliação com os pagamentos das demais obrigações.

Reforçando a fala da Prof. Neusa Monser, a Dra. Renata Bueno (RECUPERANDAS) se comprometeu a buscar informações mais concretas com os gestores.

O Dr. Rodrigo Valente (CONTEE) solicitou o envio do QGC atualizado e a informação de quais credores já informaram os dados bancários, bem como quais estão pendentes de envio.

Em resposta, o Sr. Ronaldo Jesus (RECUPERANDAS) informou que os dados solicitados foram enviados um pouco antes da reunião.

A Dra. Renata Bueno (RECUPERANDAS) ressaltou a necessidade de se excluírem do QGC os créditos pagos nos processos trabalhistas, e a Dra. Fernanda Martins (AJ) esclareceu que a revisão foi realizada, realizando-se os abatimentos dos valores pagos.

Por fim, a administração judicial agradeceu a presença dos participantes e encerrou a reunião  virtual.

Porto Alegre/RS, 28 de agosto de 2023

Medeiros Administração Judicial