De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 45 anos, os índices de suicídio aumentaram em 60%. Ainda listado como uma das principais formas de morte, o suicídio hoje é uma questão de saúde pública e a campanha Setembro Amarelo faz parte das ações de conscientização a respeito.
Em 2023, o tema da campanha é: “Se precisar, peça ajuda”, e marca o 9° ano de participação do Brasil nesse movimento internacional. Apesar de tratar-se de um problema multifatorial, o suicídio ultrapassa as esferas individuais e seu combate é um desafio coletivo.
Ele é um problema de saúde pública, mas, para além da reivindicação junto às esferas Federal e Distrital, precisamos mobilizar toda a sociedade para combater esse mal silencioso que tira vidas todos os dias. O movimento sindical, como parte da sociedade, precisa estar envolvido nesta importante mobilização.
Se precisar, peça ajuda!
ONDE PEDIR AJUDA:
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU):
Ligue 192
Centro de Valorização da Vida (CVV):
Ligue 188
Fonte: SINPRO-DF