Homenagem do Sinpro Campinas e Região ao Dia do Professor

Hoje é comemorado o Dia do Professor. Apesar dos ataques aos profissionais da Educação e do desrespeito aos direitos trabalhistas que afeta toda a categoria, o dia 15 de outubro deve ser celebrado.

A dedicação dos docentes em sala de aula transforma vidas e contribui diretamente para o desenvolvimento nacional. Por isso, o Sinpro Campinas e Região exalta os professores por seu trabalho e agradece a eles por sua luta incansável em prol de uma Educação de qualidade para todos.

No Dia do Professor, destacamos 5 pontos para refletirmos sobre a importância da profissão e seus desafios:

1 – A educação trabalha para o futuro, mas espelha o presente

Muitos que hoje estudam serão professores amanhã. Cada vitória ou derrota do movimento sindical determina o caminho a ser trilhado no futuro. No entanto, a categoria sofre com precarização e diminuição dos postos de trabalho e, como consequência, com a queda do poder aquisitivo e da qualidade de vida. Apoiar a luta dos professores significa ampliar possibilidades para a construção de uma sociedade mais justa.

2- O professor desenvolve importante papel social

Médicos, engenheiros, psicólogos, jornalistas, advogados… Professores formam trabalhadores das mais distintas profissões. Levando em conta que passamos boa parte da vida na escola, o contato diário e a relação próxima entre professores e alunos fazem do docente uma referência marcante na formação do indivíduo e no comportamento da sociedade.

3- A Educação deve ser de qualidade e para todos

Diante de uma sociedade competitiva e desigual, a Educação deve ser descentralizada, instituída e universalizada para que todos tenham acesso ao saber. Apesar de muitos governos incentivarem a privatização e mercantilização do ensino, os professores, por meio do Sindicato, têm protagonizado lutas exemplares em defesa da Educação gratuita, laica e de qualidade.

4- Lutar por reajuste salarial é defender a Educação

A luta por aumento salarial garante que o professor se relacione melhor com a Educação e, consequentemente, com os alunos, já que a escola é um espaço de convivência e troca de conhecimentos. Sem formação continuada, com baixos salários e degradação nas relações humanas e trabalhistas, o docente fica impossibilitado de desenvolver um trabalho digno no processo qualitativo de ensino.

5- Professores e estudantes caminham juntos na construção social

A reflexão e a troca de experiências geram reflexos sociais positivos. No entanto, quando a escola se torna um espaço mecânico de reprodução limitada, gerando apenas mão de obra para o mercado de trabalho ao invés de formar cidadãos, quem perde é a sociedade. É preciso assegurar ao professor a liberdade de cátedra e ao estudante o pensamento crítico. A escola é um espaço onde o debate tem que ser estimulado e não restringido. É preciso combater políticos oportunistas e conservadores, que nos últimos anos têm promovido ataques que inibem discussões em salas de aula sobre questões políticas, comportamentais e sociais que permeiam a Educação.

No vídeo acima, o ator José de Abreu declama frases do educador Paulo Freire.