O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta segunda-feira (23) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o conflito entre Israel e Palestina. Segundo o serviço de imprensa do Kremlin, os líderes expressaram séria preocupação com o aumento do número de vítimas entre civis.

De acordo com as informações do governo russo, a conversa partiu da iniciativa do presidente Lula. Os líderes destacaram a importância de estabelecer um rápido cessar-fogo e garantir a evacuação de cidadãos estrangeiros da Faixa de Gaza.

“Foi expressa séria preocupação sobre o número crescente de vítimas civis, e foi enfatizada a importância fundamental de um cessar-fogo rápido, da evacuação de cidadãos estrangeiros da Faixa de Gaza e da garantia de acesso desimpedido ao enclave para ajuda humanitária“, diz o comunicado.

Durante o diálogo, o presidente Lula falou com Putin sobre a situação dos cidadãos brasileiros em Gaza e reiterou a urgência para a criação de um corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos no local, sob bloqueio israelense.

Lula e Putin também falaram sobre a guerra da Ucrânia. De acordo com a presidência brasileira, “o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz“.

Na nota do Kremlin, foi destacado que “Vladimir Putin expôs as suas avaliações fundamentais da linha destrutiva do regime de Kiev e dos seus patronos ocidentais, e reafirmou a abertura da Rússia ao diálogo, enquanto as autoridades de Kiev cumprem as condições russas conhecidas e têm em conta as novas realidades”. “O presidente do Brasil, por sua vez, falou a favor de encontrar formas de resolver o conflito por meios políticos e diplomáticos”, acrescentou o Kremlin.

Além disso, Lula e Putin expressaram o desejo de continuar a cooperação estreita no âmbito do grupo Brics e do G20, presididos respectivamente pela Rússia e pelo Brasil no próximo ano, “bem como desenvolver uma cooperação mutuamente benéfica entre os dois países numa variedade de áreas”.

Com informações do Brasil De Fato

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO

Filiado a : CONTEE - FEPESP - CTB