Na última segunda-feira (30), o Governo Federal anunciou a disponibilização de mais de duas toneladas de alimentos para as pessoas afetadas pelo conflito na Faixa de Gaza. A doação foi oferecida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e faz parte dos esforços internacionais de assistência humanitária liderados pelo Brasil. O carregamento, contendo arroz, derivados de milho e leite em pó, será enviado por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Egito, de onde será distribuído para a região atingida.

O principal grupo beneficiado é composto por 34 pessoas, sendo 24 brasileiros e o restante palestinos que são parentes de brasileiros e estão na Faixa de Gaza, alvo dos recentes ataques por parte de Israel.

Além dessa doação de alimentos, o Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), já havia promovido a entrega de quarenta purificadores de água e kits de medicamentos para a população de Gaza, incluindo os brasileiros na região. A Embaixada do Brasil na Palestina também informou que foram oferecidos recursos para a compra de água, alimentos e itens de primeira necessidade.

O conflito entre Israel e o grupo Hamas, que teve início em 7 de outubro, já resultou em mais de nove mil mortes na região do Oriente Médio, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. Dentre essas vítimas, 7,6 mil são palestinos. O Brasil, em sua contribuição humanitária, busca aliviar o sofrimento das pessoas afetadas pelo conflito e fortalecer os esforços internacionais para garantir ajuda humanitária às vítimas da crise na Faixa de Gaza.

Com informações da Carta Capital.