Hoje, 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra em todo o Brasil. Esta data é fruto de muita luta do movimento negro e serve para reafirmar o papel da sociedade na luta antirracista.

Nós, do Sinpro Campinas e Região, professores e educadores conscientes de nossos direitos e deveres, engrossamos as fileiras dessa batalha com muito orgulho!

O racismo brasileiro é uma realidade e se reflete em números: somos o segundo país em população negra no mundo, mas também o lugar onde mais jovens negros morrem assassinados: um a cada 23 minutos.

Dados do IBGE mostram que o analfabetismo atinge 3,9% dos brancos e 9,1% dos negros. Mais: 68,6% dos cargos de gerência são ocupados por pessoas brancas e somente 29,9% por pessoas pretas ou pardas.

De duas décadas para cá, as pautas da população negra têm avançado e políticas públicas vêm sendo implementadas como forma de reduzir o abismo que separa brancos e negros: Estatuto da Igualdade Racial, inclusão do crime de injúria no código penal, leis de cotas raciais nas universidades e serviços públicos – e que foram recentemente ampliadas pelo governo Lula, só para citar alguns exemplos.

Mas ainda há muito a ser feito!

Como já foi dito, existe uma história do povo negro sem o Brasil; mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro. Ciente deste fato, o Sinpro Campinas e Região saúda a imensa contribuição dada pelos negros à formação do nosso país e reconhece a dívida que a nação brasileira tem para com essa parcela da população.

Nós, professores e sindicalistas, lutamos por um país mais justo e igualitário. E esta luta passa pelo fim do racismo estrutural que nos ata a um passado escravocrata e atrasa o nosso desenvolvimento.

Viva Zumbi!

Campinas, 20 de novembro de 2023