Na próxima sexta-feira (15/12), às 18h, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas promove o lançamento do livro “Memórias Vermelhas – João Batista Lemos: Trajetória e Lições da luta operária contra a ditadura e pela democracia”, do jornalista Ismael Machado. O lançamento é da editora Anita Garibaldi e da Fundação Maurício Grabois.

Composta por cerca de 400 páginas ilustradas com fotos e documentos, a obra narra a história de vida e militância de João Batista Lemos, presidente do PCdoB do Rio de Janeiro, e conta com prefácios de Jandira Feghali, Altamiro Borges e Nivaldo Santana. Segundo o autor, a história de seu biografado é uma síntese da luta do operariado brasileiro da década de 1960 aos dias atuais.

João Batista Lemos tinha apenas 14 anos quando viu seus irmãos e irmãs se envolverem na luta contra o regime militar. O exemplo familiar o inspirou a se politizar e a se engajar na construção de um país mais justo e igualitário. Tornou-se comunista. Anos mais tarde, foi entregue ao DOPS pela Volkswagen, empresa onde trabalhava como operário na linha de montagem.

Como explica o jornalista Altamiro Borges numa das apresentações do livro, “da formação política em uma família que gerou inúmeros revolucionários, à opção pelo trabalho operário nas fábricas, vivenciando a retomada das greves no ABC paulista no final dos anos 1970, encabeçando a legendária ocupação das casas do Centreville, em Santo André, aos vários experimentos de ação intersindical até as experiências sindicalistas internacionais, em tudo Batista esteve presente na linha de frente’”.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas está localizado na Rua Dr. Quirino, 560, no Centro da cidade. A entrada é franca.