O Sinpro Campinas e Região manifesta total apoio às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o genocídio palestino perpetrado pelo estado sionista de Israel.

Em sua fala, proferida na entrevista coletiva que encerrou sua viagem à Etiópia, o mandatário brasileiro comparou o massacre do povo palestino aos horrores cometidos contra o povo judeu pelo nazismo.

Apesar das duras críticas que têm recebido da extrema direita e da grande imprensa venal, Lula não cometeu nenhuma gafe ou leviandade. Suas declarações representam o pensamento de milhões de pessoas em todo o mundo e são respaldadas por historiadores e organizações que atuam na área dos Direitos Humanos.

Lula, em nenhum momento, negou ou relativizou o holocausto judeu – um crime que sempre condenou publicamente, em várias ocasiões. Lula apenas disse a verdade: que, assim como milhões de judeus foram exterminados pelo nazismo alemão sob o regime de Adolf Hitler, milhares de palestinos vêm sendo vítimas do mesmo martírio ao longo das últimas sete décadas – mas agora praticado pelo sionismo.

Muitos dos horrores cometidos contra mulheres, idosos e crianças na Palestina foram ordenados diretamente por Benjamin Netanyahu, criminoso de guerra à frente de seu sexto mandato como premiê. Ao declarar Lula “persona non grata” em Israel, o primeiro-ministro acusou o golpe e deu o primeiro passo para o rompimento das relações diplomáticas com o Brasil. Não há o que lamentar. Pior seria ter em Netanyahu um aliado.

Lula agiu como o líder global e o humanista que é. Sua declaração não envergonha e não diminui a diplomacia brasileira, mas obriga outros líderes do Ocidente a se posicionarem de forma contundente contra a limpeza étnica em curso na Faixa de Gaza.

É por isso que nós, diretores e diretoras do Sinpro Campinas e Região, manifestamos nosso apoio ao Presidente Lula e nossa irrestrita solidariedade ao sofrido povo palestino, desejosos de que ele possa trilhar em breve o caminho da paz e de sua autodeterminação.

.

Campinas, 19 de fevereiro de 2024

Diretoria do Sinpro Campinas e Região

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO

Filiado a : CONTEE - FEPESP - CTB