Com apoio do Centro de Estudos Sindicais (CES), o Sinpro Campinas e Região realizou a sua reunião de Planejamento Estratégico nos últimos dias 23 e 24 de fevereiro. A abertura dos trabalhos contou com uma palestra do jornalista Altamiro Borges.

Em sua exposição, Borges falou sobre os desafios do movimento sindical na atual conjuntura política e abordou temas como o genocídio palestino na Faixa de Gaza e o avanço da extrema direita no Brasil e no Mundo. “Vivemos cheios de incertezas porque a ordem mundial está em mutação – e o movimento sindical, embora sofra as consequências desse período histórico, exerce papel fundamental na resistência democrática”, disse.

Na sequência, teve início o Planejamento Estratégico, cujo objetivo é discutir coletivamente, com diretores e funcionários, caminhos e soluções para a melhoria dos serviços prestados pelo sindicato. Nas palavras de Conceição Fornasari, presidente do Sinpro Campinas e Região, a entidade saiu “fortalecida” da reunião e “o trabalho da nova gestão começa com ânimo redobrado para enfrentar as batalhas que vêm pela frente”.

Depois de divididos em grupos de trabalho, os participantes formularam propostas para a erradicação dos problemas apontados pelo coletivo em todos os setores do sindicato, dentre eles o judiciário e os departamentos de comunicação, formação de base e educação. Os destaques serão debatidos no início de março e colocados em prática ao longo do ano.