À medida que nos aproximamos do mês de março, uma ocasião significativa emerge no horizonte: o Dia da Conquista do Voto Feminino. Esse marco histórico, que ecoa a luta incansável das mulheres por igualdade e justiça, ressoa profundamente com a missão da União Geral dos Trabalhadores. Como vice-presidenta nacional da UGT, é com gratidão e determinação que observamos essa conquista e reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero em todos os setores da sociedade.

O direito ao voto representa mais do que simplesmente marcar uma cédula. É a voz que as mulheres conquistaram após anos de resistência e mobilização. É um lembrete poderoso de que, quando unidas, as mulheres são agentes de mudança imparáveis. Na UGT, reconhecemos a importância de garantir que as vozes femininas sejam ouvidas e valorizadas dentro do movimento sindical e além dele.

À medida que celebramos essa conquista histórica, também reconhecemos os desafios contínuos que as mulheres enfrentam em nossas lutas por igualdade de direitos, igualdade salarial e condições de trabalho justas. A UGT permanece comprometida em ser uma aliada na busca por justiça e igualdade para todas as trabalhadoras, em todas as esferas da sociedade.

Neste mês de março, enquanto homenageamos as pioneiras que lutaram pelo direito ao voto feminino, renovamos nosso compromisso em avançar na causa da igualdade de gênero. Que este dia nos inspire a continuar trabalhando incansavelmente até que todas as mulheres possam desfrutar plenamente de seus direitos e liberdades. Juntas, podemos moldar um futuro mais justo e inclusivo para todas.

Cleonice Caetano Souza. Vice-presidenta Nacional da UGT.