No próximo dia 1º de abril, completa 60 anos o Golpe Militar que implantou no Brasil uma ditadura de 21 anos. Este período foi marcado por perseguições, prisões, torturas, desaparecimentos e mortes que atingiram milhares de brasileiros que lutavam contra o autoritarismo ou eram simplesmente críticos do regime.

Lembrar desse acontecimento histórico é importante para despertar ou fortalecer a consciência da sociedade de que a democracia é sempre o melhor caminho. Infelizmente, muitos ignoram completamente o que foi a ditadura. Sobretudo para os mais jovens, aquele tempo nefasto nunca existiu ou, pior, teria sido “bom” para o País. Por isso, lembrar é fundamental. Lembrar para que nunca mais aconteça.

Como forma de contribuir com esse resgate da memória coletiva, o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) convida a todos e todas para participar da programação “A Ditadura através do Cinema”, que será exibida de 1º de abril a 3 de junho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. Serão dez aulas ministradas em formato online pelo sociólogo Arnaldo Lemos Filho, mestre em Ciências Sociais e professor da PUC-Campinas.

Os participantes deverão assumir o compromisso de assistirem aos filmes indicados, antes das aulas. Posteriormente haverá exposição do professor Arnaldo, seguida de debate.

As inscrições são gratuitas. O número de vagas é de 80 participantes. O CES fornecerá certificado de participação a todos os que participarem de 60% da programação. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Mais informações pelo e-mail cesforma@cesforma.org.br  ou pelo telefone (11) 95931-0125.

Confira a programação completa:

1º de abril – Tema: Antecedentes do Golpe

08 de abril – Tema: O Golpe