No próximo dia 12, terça-feira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai homenagear a professora Maria da Conceição Tavares, renomada economista luso-brasileira, de 93 anos. Durante o evento, será exibido o documentário “Livre Pensar”, dirigido por José Mariani, que aborda sua vida e obra.

Nascida em 1930, Tavares é conhecida por suas contribuições significativas para a economia política e o desenvolvimento econômico do Brasil. Tavares foi uma das primeiras economistas a analisar criticamente o modelo de desenvolvimento econômico brasileiro, especialmente durante o período da ditadura no Brasil (1964-1985).

Destacou-se por sua abordagem crítica em relação às políticas econômicas adotadas durante o regime militar, argumentando que elas beneficiavam principalmente os interesses das elites e não promoviam o desenvolvimento inclusivo do país. Tavares também foi uma defensora da industrialização e da importância de políticas públicas para promover o crescimento econômico e a redução das desigualdades sociais.

Participou ativamente da elaboração do Plano de Metas no governo de Juscelino Kubitschek e foi deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), representando o estado do Rio de Janeiro entre 1995 e 1999.

Atualmente é professora titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora emérita na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de suas contribuições acadêmicas, Maria da Conceição Tavares desempenhou papéis importantes em diversas instituições, incluindo universidades e órgãos governamentais, onde suas ideias e análises tiveram influência sobre políticas econômicas e debates públicos no Brasil. Ela é reconhecida internacionalmente como uma das principais economistas latino-americanas.