A professora Jenice Pizão, diretora da saúde dos professores do Sinpro Campinas e Região, representou o nosso sindicato na reunião da Frente Parlamentar de Combate às Violências Relacionadas ao Trabalho. O encontro, que se deu na última terça-feira (2), na Câmara Municipal de Campinas, contou com a participação de diversas entidades e profissionais de várias áreas de atuação. A mesa foi coordenada pela vereadora Mariana Conti (PSOL).

A Frente Parlamentar de Enfrentamento às Violências Relacionadas ao Trabalho foi criada em 2023 como experiência piloto para se construir rede municipal intersetorial capaz de acolher denúncias e organizar mudanças que possam garantir e ampliar os direitos dos trabalhadores.

Para Jenice Pizão, os professores, sobretudo nos últimos anos, têm sofrido uma série de ataques, tanto físicos quanto em relação aos seus direitos e condições de trabalho. “A situação se agravou após a Reforma Trabalhista levada adiante pelo governo Temer, que retirou direitos e sucateou as relações de trabalho, trazendo incertezas e aumentando o nível de estresse para todos, sobretudo para os docentes”, disse.

Ainda segundo a diretora, o adoecimento constante de professores e professoras – da Educação Infantil ao Ensino Superior – ainda é analisado individualmente, quando, na verdade, “é um problema que tem relação direta com as condições a que estes professores estão submetidos, incluindo a precarização e a desvalorização do ofício, a sobrecarga, o assédio etc. Isso tudo configura violência no ambiente de trabalho”, afirmou.

Na opinião de Jenice, as Convenções Coletivas de Trabalho e os Acordos Coletivos de Trabalho precisam avançar na discussão da Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. “Tendo isso em vista, o Sinpro Campinas aprovou, em seu planejamento anual, realizar um levantamento atualizado sobre os adoecimentos relacionadas às condições de trabalho dos docentes, visando identificar e visibilizar a violência embutidas nas condições de trabalho que tem sido impostas aos professores e professoras”, disse.