Na última segunda-feira (15), os presidentes das principais centrais sindicais do Brasil se reuniram em uma entrevista coletiva para discutir as questões prementes que serão abordadas no Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio. CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, NCST, Intersindical e Pública Central de Servidores uniram forças para destacar as demandas urgentes da população brasileira.

O lançamento oficial das atividades do 1º de Maio está marcado para esta terça-feira (16), no largo da Concórdia, às 6h. Este evento simbólico será seguido por um dia inteiro de mobilização e conscientização sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros.

Uma novidade aguarda os participantes este ano: o evento principal do Dia do Trabalhador terá início às 10h e será realizado no estacionamento da Neo Química Arena (Itaquerão), localizado na Av. Miguel Ignácio Curi, 111; Artur Alvim, com acesso pelos Metrôs da Linha Vermelha: Arthur Alvim e Corinthians Itaquera.

Pautas em Destaque para o 1º de maio

As centrais sindicais destacam uma série de reivindicações que refletem as demandas urgentes da população brasileira:

Emprego Decente: Diante do persistente desafio do desemprego, as centrais sindicais exigem políticas públicas e ações governamentais que promovam a geração de empregos de qualidade e garantam condições dignas de trabalho para todos os brasileiros.

Menos Juros: A redução da taxa de juros do Banco Central é vista como essencial para estimular o crescimento econômico, facilitar o acesso ao crédito e aliviar o peso das dívidas sobre os trabalhadores e suas famílias.

Aposentadoria Digna: Em meio a debates sobre reformas previdenciárias, é defendido o direito fundamental à aposentadoria digna, assegurando que os trabalhadores possam desfrutar de seus anos de descanso com segurança financeira e qualidade de vida.

Correção da Tabela do Imposto de Renda: A defasagem na tabela do Imposto de Renda penaliza principalmente os trabalhadores de baixa e média renda. As centrais sindicais exigem a correção dessa tabela para garantir uma tributação mais justa e equitativa.

Valorização do Serviço Público: Em face das ameaças de privatização e precarização dos serviços públicos, é fundamental valorizar e fortalecer o papel do Estado na promoção do bem-estar social, garantindo o acesso universal e de qualidade à saúde, educação, segurança e outros serviços essenciais.

Salário Igual para Trabalho Igual: A luta pela igualdade salarial entre gêneros é uma bandeira histórica do movimento sindical. Atualmente, o foco está na efetiva aplicação da Lei nº 14.611/2023, que promove a obrigatoriedade da igualdade salarial entre homens e mulheres nas empresas.

Fonte: CTB