A série “Conheça seus representantes”  foi pensada como forma de apresentar à categoria a atual diretoria do Sinpro Campinas e Região. Uma vez por semana teremos em nossas redes o perfil de um diretor ou diretora, para que os professores possam conhecer quem são aqueles que os representam no movimento sindical e estão na linha de frente da luta por seus direitos. A primeira da série é a diretora Jenice Pizão.

Nome completo: Jenice Lilian Pizão.

Data de nascimento: 19 de março de 1959.

Local de nascimento: Campinas (SP).

Instituições onde lecionou: Escola Padre Chevalier (1981 a 1987) e Escola Coração de Jesus (1986 a 2009).

Matérias que lecionou: História, Sociologia e Geografia.

Cargo no Sinpro: Diretora de Saúde.

Currículo: Jenice Pizão formou-se em Ciências Sociais e História pela PUC-Campinas. Trabalhou nas redes estadual e particular de ensino até 2012, quando se aposentou. Participou ativamente do movimento sindical nos últimos 25 anos e no movimento social em saúde pública – é integrante do Movimento de Mulheres que vivem com HIV/AIDS no Brasil. Participa ainda de várias instâncias de controle social em saúde, no âmbito do SUS, sempre na defesa dos direitos da população em geral e, em especial, das pessoas portadoras de HIV e Aids. Como Técnica em Direitos Humanos, atua em projeto do Ministério da Saúde que visa reduzir a transmissão mãe-feto das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e outras doenças.

Relação com a luta: Desde criança, devido à educação recebida em casa, Jenice sente a necessidade de lutar para garantir seus direitos. Quando começou a trabalhar como professora, teve contato com o sindicalismo e, em 1982, associou-se ao Sinpro Campinas e Região. Foi delegada sindical na Escola Coração de Jesus, época em que desenvolveu importante trabalho de conscientização e mobilização da categoria. Atualmente está engajada na luta pela saúde dos docentes, cada vez mais prejudicada pela precarização do trabalho.

Como é o seu trabalho no Sinpro? Como Diretora de Saúde, tem a responsabilidade de ouvir os professores que enfrentam problemas de saúde decorrentes do ambiente ou das relações de trabalho. Participa de fóruns para construir alternativas de prevenção e, no âmbito interno do sindicato, trabalha em conjunto com outras pastas para ampliar rede de acolhimento e convênios de saúde aos professores.