O Sinpro Campinas e Região lamenta profundamente a tragédia causada no Rio Grande do Sul por uma catástrofe natural sem precedentes, aliada ao descaso do governo daquele estado, que há anos vem negligenciando as mudanças climáticas e reduzindo investimentos em políticas de prevenção.

Nosso sindicato se solidariza com as famílias que perderam suas casas, entes queridos e animais de estimação, seus comércios, lavouras e escolas naquela que já é considerada a pior enchente registrada no Sul do País em toda a sua história. Nossa solidariedade ao povo gaúcho, porém, vem acompanhada de críticas ao negacionismo climático demonstrado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) antes da tragédia.

Repudiamos ainda as fake news disseminadas por políticos e militantes de extrema direita, que tentam disseminar o caos para dificultar a doação de alimentos e roupas aos desabrigados, sabe-se lá com qual objetivo. Exigimos punição imediata aos responsáveis e apelamos, neste momento, para a união dos poderes e da sociedade em geral, como forma de mitigar o sofrimento da população e acelerar a reconstrução das cidades afetadas pelas águas.

Por fim, o Sinpro Campinas pede aos professores associados que participem da onda de solidariedade ao povo gaúcho por meio de doações, em dinheiro ou mantimentos. Toda ajuda é de grande valia em situações de extrema urgência e precariedade de bens.

No entanto, todo cuidado é pouco: evite doar para pessoas físicas ou entidades desconhecidas, pois nem mesmo as tragédias humanitárias são capazes de sensibilizar golpistas e estelionatários. Recomendamos, por exemplo, que os interessados em fazer uma doação procurem as agências dos Correios, que desde segunda-feira (6 de maio) estão centralizando as doações e cuidando do transporte e entrega das mesmas, de forma totalmente gratuita.

Confira abaixo onde e o que doar:

Onde doar

Agências dos Correios de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal. No site dos Correios (clique aqui) é possível checar o endereço de todas as unidades da empresa.

O que doar

• Água potável (prioritário)
• Alimentos da cesta básica
• Material de higiene pessoal
• Material de limpeza
• Roupas de cama e de banho
• Ração para cães e gatos

Para facilitar a triagem das doações, é importante que os itens estejam identificados. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 725 0100.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

2ª a 6ª das 10hs às 16hs