O Sinpro Campinas e Região anuncia, para o próximo dia 25 de maio (sábado), o lançamento de seu Clube de Leitura. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Cultura, visa estimular a leitura e o espírito crítico, assim como desenvolver habilidades analíticas e de argumentação dos participantes, além de fomentar novas amizades baseadas no amor aos livros.

As atividades do Clube de Leitura serão totalmente gratuitas e realizadas na sede do Sindicato. O primeiro evento, que acontece no próprio dia 25, das 9h30 às 11h, terá como convidada Tania Pellegrini, professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na ocasião, a professora irá coordenar a introdução à leitura do livro “O Avesso da Pele”, do escritor Jeferson Tenório. A obra trata de temáticas importantes, como as formas de subjetivação produzidas pelo racismo. Vencedor do Prêmio Jabuti, “O Avesso da Pele” é considerado um dos melhores livros da nova ficção literária brasileira.

Segundo a professora Maria Clotilde Lemos Petta, diretora de Cultura do Sinpro, a relevância cultural do Clube de Leitura “vai além do ato de ler”. Para ela, a inciativa representa “uma celebração da diversidade literária, um fórum para o intercâmbio de ideias e uma plataforma para o crescimento pessoal.”

Embora as vagas sejam prioritárias para professores sindicalizados, qualquer pessoa poderá fazer parte do clube, bastando para isso se inscrever, entre os dias 13 e 23 de maio, pelo e-mail secretariageral@sinprocampinas.org.br. Os encontros serão presenciais. O Sinpro Campinas e Região está localizado na Av. Profa. Ana Maria Silvestre Adade, 100, Parque das Universidades, em Campinas.