Caro(a) professor(a),

O Sinpro Campinas e Região informa a categoria sobre a situação das negociações da Campanha Salarial 2024 com o Semesp, entidade que representa os interesses dos grupos privados do Ensino Superior:

Até o momento, as mantenedoras têm se mostrado intransigentes em relação às reivindicações dos professores. Além disso, a contraproposta patronal de 3,44% de reajuste é inaceitável sob vários aspectos. Primeiro porque ela não significa aumento real, ou seja, não repõe as perdas de quase 7% no salário-base que tivemos em 2020 e 2021. E segundo porque não atende as cláusulas solicitadas por nós, como a regulamentação do trabalho de Ensino à Distância (EaD) em cursos presenciais.

Nossa única vantagem, por hora, é que as cláusulas da convenção coletiva estarão em vigor até fevereiro de 2025 e até lá os patrões não poderão mexer em direitos já conquistados pelos professores, como férias, recesso, bolsa de estudos, plano de saúde e estabilidade pré-aposentadoria, entre outros. Mas fiquemos atentos, pois a retirada de direitos está sempre no horizonte das mantenedoras.

Todos os sindicatos da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) farão visitas às universidades privadas a partir da semana que vem, com o objetivo de mobilizar a categoria para as próximas etapas da luta. No dia 27 de maio teremos mais uma rodada de negociação com o Semesp e vamos exigir aumento real, regulamentação do EaD em cursos presenciais e prazos para o estabelecimento de piso salarial que atenda as necessidades dos professores do Ensino Superior.

Antes disso, porém, convocamos a todos e todas para assembleia no dia 24 de maio, às 15h30, para discutirmos a contraproposta patronal e os pontos de pauta citados acima.

Para acessar a reunião, clique neste link e aguarde a autorização para entrar na sala.

Saudações cordiais,
Diretoria do Sinpro Campinas e Região