O Sinpro Campinas e Região manifesta seu veemente repúdio aos eventos ocorridos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última terça-feira, 21 de maio de 2024.

Antes e após a lamentável aprovação do Projeto de Lei que autoriza escolas públicas do ensino fundamental, médio e educação profissional a adotarem o modelo cívico-militar em todo o Estado, estudantes foram vítimas de extrema violência por parte da Polícia Militar.

Como se fosse pouco, a repressão não resultou apenas em feridos, mas em manifestantes presos ilegalmente, uma vez que exerciam seu legítimo direito de protestar contra um PL que fere princípios democráticos ao transferir o papel do professor para militares aposentados e transformar a escola em um lugar autoritário.

Até o fechamento desta nota, encontravam-se presos os seguintes estudantes: Luiza Martins, Calebe Buscarini, Arthur Melo, Matheus Café, Larissa Farias, Sofia Biagioni, Dominick de Moura e Emmily Gomes. O Sinpro exige a imediata soltura dos jovens detidos e a responsabilização do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), responsável direto pela repressão contra os manifestantes.

Professores, estudantes, pais de alunos e cidadãos conscientes do papel educador e democrático da escola não irão se calar diante da reiterada violação de direitos praticada pela PM e do grave retrocesso na área educacional representado pelo PL bolsonarista do governo estadual. Seguiremos na luta!

Campinas, 22 de maio de 2024

Diretoria do Sinpro Campinas e Região

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades