Diante do avanço do extremismo de direita verificado no Brasil e no mundo, cabe refletir sobre o papel das universidades – e em especial das universidades católicas – na resistência aos retrocessos democráticos que têm afetado as instituições e o ambiente acadêmico.

Este é o ponto de partida de uma série de três palestras que serão ministradas dentro do Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas, que será realizado no Sinpro Campinas nos próximos dias 7 e 8 de junho.

O segundo palestrante, cuja fala se dará no sábado (8), às 9h, é o professor Márcio Roberto Tangerino. Ele irá abordar o tema “Universidade Católica: Missão e Tendências diante da Onda Neoliberal”.

Márcio Roberto Tangerino possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor titular da PUC-Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: política, igreja católica, comunidades eclesiais de base, classes sociais e pastorais populares, universidade católica e educação superior no Brasil.

Quer acompanhar a palestra e participar do evento? Você tem duas opções: assistir diretamente da sede do Sindicato, na Av. Profa. Ana Maria Silvestre Adade, 100, em Campinas; ou acompanhar a transmissão online, cujo link será enviado na semana do evento.

Mas atenção: seja qual for a modalidade escolhida, você deve fazer a sua inscrição gratuita através deste link.

Garanta a sua vaga até o dia 30 de maio.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

2ª a 6ª das 10hs às 16hs