Diante do avanço do extremismo de direita verificado no Brasil e no mundo, cabe refletir sobre o papel das universidades – e em especial das universidades católicas – na resistência aos retrocessos democráticos que têm afetado as instituições e o ambiente acadêmico.

Este é o ponto de partida de uma série de três palestras que serão ministradas dentro do Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas, que será realizado no Sinpro Campinas nos próximos dias 7 e 8 de junho.

A terceira palestrante, cuja fala se dará no sábado (8), às 11h, é a professora e pesquisadora Madalena Guasco Peixoto. O tema de sua conferência será “Há caminhos possíveis para o projeto democrático das universidades católicas diante da hegemonia de modelos ultra neoliberais?”.

Madalena Gusaco possui doutorado em Educação, História e filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é professora titular do Departamento de Fundamentos, Políticas e Gestão em Educação dessa mesma universidade – onde também exerce o cargo de Diretora da Faculdade de Educação. Além disso, foi Coordenadora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) por quatro gestões e Membro efetivo do Fórum Nacional de Educação até 2017.

Quer acompanhar a palestra e participar do evento? Você tem duas opções: assistir diretamente da sede do Sindicato, na Av. Profa. Ana Maria Silvestre Adade, 100, em Campinas; ou acompanhar a transmissão online, cujo link será enviado na semana do evento.

Mas atenção: seja qual for a modalidade escolhida, você deve fazer a sua inscrição gratuita através deste link!

Garanta a sua vaga até o dia 30 de maio.