A atual diretoria do Sinpro Campinas e Região, eleita para um mandato que vai até 2027, encerra o primeiro semestre de trabalho na próxima segunda-feira (15), quando tem início o período de férias coletivas dos professores. Nos últimos seis meses, várias foram as ações realizadas pelo sindicato que contribuíram para preservar e ampliar os direitos da categoria, bem como para fortalecer a luta sindical.

“Não tem sido fácil, pois o ataque aos sindicatos e professores tem se recrudescido, graças ao avanço da lógica mercantilista sobre a educação privada e aos efeitos da reforma trabalhista iniciada ainda no governo Temer. Mesmo assim, nossas metas de campanha foram cumpridas dentro do prazo”, disse Conceição Fornasari, presidente do Sinpro Campinas.

Ela ressaltou ainda o apoio dos professores e professoras como determinante para evitar retrocessos: “Apesar das condições desfavoráveis, mostramos força nas mesas de negociações e garantimos cláusulas importantes nas convenções e acordos coletivos. Sem a união da categoria, isso não seria possível”, afirmou.

Além do reajuste salarial e da garantia de cláusulas sociais, o Sindicato promoveu uma série de atividades e ações internas visando ampliar sua atuação junto aos professores e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Destaca-se, por exemplo, a restruturação dos departamentos Jurídico e Previdenciário. Foram contratados dois novos advogados e uma assessora jurídica para atender os docentes de modo totalmente gratuito. Isso tem gerado maior celeridade nos processos de aposentadoria e outras demandas.

No departamento de Convênios, a novidade ficou por conta do lançamento da plataforma “Sinpro Mais”, voltada a professores sindicalizados. O aplicativo oferece centenas de promoções e descontos na compra dos mais variados serviços e produtos e pode ser acessado pelo site (https://sinpromais.clubeben.com.br/) ou pelo celular, através do aplicativo disponível para download na App Store.

O departamento de Comunicação, por sua vez, investiu na reformulação do site, tornando-o mais funcional e intensificou a produção e o envio de boletins e notícias, visando manter a categoria sempre atualizada. Em parceria com outros departamentos, a Comunicação cuidou também da campanha “Doe Pela Educação”, em solidariedade aos estudantes do Rio Grande do Sul, que perderam o acervo de suas escolas na mais grave enchente ocorrida naquele estado. Foram arrecadadas centenas de livros didáticos e de literatura infanto-juvenil.

Já o Departamento de Cultura ampliou a oferta de atividades e oficinas culturais aos professores e à comunidade em geral. Além do Coral do Sinpro (com inscrições sempre abertas), há novas opções, como o Clube de Leitura (grupo que se encontra para discutir obras literárias selecionadas); o Grupo Arteiros de Teatro (para pessoas acima dos 50 anos); o curso de Danças Circulares (em parceria com o Departamento de Saúde); e o programa de entrevistas “Música na Conversa” (transmitido ao vivo pelo YouTube). Em parceira com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), o Sinpro promoveu vários cursos gratuitos de formação.

Nesse sentido, o Sinpro organizou e realizou o Encontro Nacional dos Professores e Estudantes das Universidades Católicas. O objetivo foi discutir o papel da Universidade Católica frente aos desafios da Educação brasileira na atualidade, ressaltando a importância das humanidades e do sentido da democracia no ambiente acadêmico católico.

A diretoria marcou presença em diversos fóruns voltados para a defesa dos direitos trabalhistas, como o Fórum de Educação, e esteve na linha de frente em atos públicos em defesa da democracia e dos direitos das mulheres e dos adolescentes, com destaque para a marcha de 1º de Maio, no Dia dos Trabalhadores.

Mais: diretores de base e presidente promoveram dezenas de visitas a escolas e universidades ao longo do primeiro semestre, ocasiões em que várias demandas dos professores foram ouvidas e atendidas. O sindicato conseguiu eleger ainda dois novos delegados sindicais em escolas de Limeira e Santa Bárbara d’Oeste.

Além disso, reforçou mecanismo internos de planejamento e controle financeiro, bem como a transparência, por meio de prestação de contas periódica, aberta e acessível aos professores associados.

Por fim, acrescentou uma hora ao seu período de atendimento presencial: agora, a sede do sindicato funciona das 9h às 16h.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

 Localização

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

 Horário de atendimento
2ª a 6ª das 10hs às 16hs

 Telefone
(19) 3256-5022

 Email
sinprocampinas@sinprocampinas.org.br

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO