
Com grande adesão dos professores e professoras do SESI, teve início hoje a greve dos docentes em unidades da rede por todo o Estado de São Paulo.
Nas palavras de Conceição Fornasari, presidente do Sinpro Campinas e Região, a mobilização, coordenada pela Federação da categoria (Fepesp), é um “marco histórico” e consequência da “falta de sensibilidade” do sindicato patronal, que se recusa a atender as reivindicações dos trabalhadores por melhores salários e condições dignas de trabalho. “O movimento já é vitorioso graças à persistência e coragem dos professores que insistiram e não desistiram da luta. Os mais de 20 sindicatos filiados à Fepesp foram incansáveis nesta batalha!”, disse.
Desde dezembro do ano passado que os professores negociam pautas de interesse coletivo com a rede SESI, mas sem conseguir avanços. “A proposta dos patrões é um reajuste salarial de apenas 0,33% acima do INPC. Consideramos esse número indecente”, afirmou Fornasari.
A greve foi aprovada em assembleia no dia 22 de março e confirmada no dia 27, com início autorizado para a data de hoje, 31. As paralisações, atos e panfletagens começaram nesta manhã. Há locais onde 100% dos docentes cruzaram os braços, como nas unidades do SESI em Campinas e em outros municípios da base.
A orientação da Fepesp é manter as paralisações, dialogar com alunos e pais e seguir com as panfletagens nas unidades.
Hoje, às 18h, haverá nova assembleia via Zoom com os professores para definir os próximos passos do movimento. Para participar, docentes deverão se inscrever pelo link abaixo: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_1h7oz_o-SIOeYazPMkyqkw
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Sinpro Campinas pelo telefone (19) 3256-5022.