
De 12 a 14 de setembro de 2025, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sediará o 44º Congresso da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP). Conhecido como CONUEE, o encontro reunirá estudantes universitários de diversas regiões do estado para debater os rumos da educação, organizar lutas estudantis, partilhar experiências e definir políticas e diretrizes para os próximos anos. Realizar o evento em Campinas, no interior paulista, dá visibilidade à região para as lutas estudantis e favorece a articulação local entre estudantes, entidades universitárias e movimentos da educação, fortalecendo as redes de solidariedade e mobilização.
O CONUEE é considerado um dos principais espaços de articulação estudantil em São Paulo. Nos congressos da UEE-SP, estudantes têm a oportunidade de apresentar pautas locais, discutir políticas públicas de educação, reivindicar melhorias no acesso, qualidade e assistência estudantil, defender a democracia universitária e o financiamento público, entre outros temas centrais para o presente e o futuro do ensino superior. Embora os detalhes da programação completa ainda não estejam todos disponíveis, já se sabe que as discussões abordarão reflexões sobre o passado, presente e futuro do movimento estudantil, políticas de assistência, moradia, transporte e bolsas, além da construção de uma plataforma comum de reivindicações para educandos no estado.
Conceição Fornasari, presidente do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro Campinas), manifesta apoio ao evento. “É fundamental que estudantes se encontrem para construir coletivamente o que queremos para a educação. O Congresso representa essa possibilidade de diálogo, de luta e de construção de uma educação pública, democrática e de qualidade. O Sinpro Campinas acredita que investir no protagonismo estudantil é investir no futuro do Brasil”, afirma.
A participação no Congresso é aberta a estudantes de todas as universidades e faculdades do estado de São Paulo, inclusive os do ensino privado, comunitário ou técnico que tenham interesse nas discussões e nas lutas pela educação pública de qualidade. É necessário realizar inscrição prévia e credenciamento de delegados, conforme regulamento da UEE-SP. O Sinpro Campinas saúda a realização do evento em Campinas e reforça a importância do envolvimento das entidades representativas dos professores e estudantes na construção de um futuro educacional mais justo e democrático.