Nas eleições para delegado sindical, acontecidas no mês de maio em várias instituições de ensino da rede privada de Campinas e Região, três professores foram eleitos como representantes do Sinpro em suas respectivas escolas: em Campinas, a profa. Susy da Costa Rocha, do Sesi CE 421, foi quem recebeu o maior número de votos; em Santa Bárbara D’Oeste foram dois os eleitos: no Sesi CE 099, a profa. Tatiane de Aguiar Feliciano Pilotto fará a ponte entre o sindicato e os docentes; já no colégio Pilares, o encarregado nesta função será o prof. Vitor Medina, que foi reeleito para o cargo.

O papel fundamental de um delegado sindical é servir de ligação entre os trabalhadores e o sindicato, mantendo constante diálogo com seus colegas, trazendo ao Sinpro as suas demandas e necessidades, mediando conflitos, ajudando a mobilizar a categoria e a divulgar nossas assembleias, ações e demais atividades que possam interessar aos professores.

“Muitas vezes, os patrões criam situações que afetam o ambiente de trabalho, prejudicando o emocional dos trabalhadores, ou ameaçando os seus direitos. A importância de termos um delegado sindical em cada escola é para evitar esses abusos. Quem se dispõe a representar os colegas, com apoio do sindicato, tem de ter responsabilidade e disposição para dialogar, mas também para fazer o enfrentamento quando necessário”, disse a presidente do Sinpro Campinas, Conceição Fornasari. “O sindicato está satisfeito por ter ajudado a eleger profissionais tão leais e dedicados”, comentou.