No dia 11 de agosto de 1937, na Casa do Estudante no Rio de Janeiro, jovens de diversas tendências políticas se reuniram e decidiram unificar o movimento estudantil. Nascia a União Nacional dos Estudantes (UNE), maior e mais influente entidade de luta dos estudantes brasileiros.
No último domingo (11), data em que a UNE completou 87 anos, celebramos também o Dia do Estudante. Confira abaixo alguns fatos importantes que aconteceram no dia 11 de agosto e que dizem respeito à história do movimento estudantil.

11 de agosto de 1827
Nesta data, D. Pedro I criou as duas primeiras universidades brasileiras: a Faculdade de Direito de São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda. Até então, o Brasil não tinha instituições de ensino superior.

11 de agosto de 1927
Durante as comemorações dos cem anos das primeiras universidades brasileiras, Celso Gand Ley propôs que a data fosse oficializada como o “Dia do Estudante Brasileiro”. A proposta foi aceita e entrou para o calendário oficial do país.

11 de agosto de 1962
Ao completar 25 anos, sob a presidência de Aldo Arantes, a UNE já era uma instituição influente e pautava os principais debates da nação, como a reforma universitária e as reformas de base. Em 11 de agosto de 1962, uma iniciativa histórica da UNE lançava o Centro Popular de Cultura (CPC), que transformaria o movimento estudantil por meio da arte.

11 de agosto de 1992
Com 55 anos de idade, tendo resistido heroicamente à brutalidade da ditadura militar brasileira, a UNE enfrentava mais um desafio: a luta contra o governo neoliberal de Fernando Collor. No dia 11 de agosto de 1992 aconteceu a maior e mais decisiva manifestação de rua contra o governo, tornando inevitável o impeachment do presidente. A juventude do movimento estudantil fez história e ficou conhecida como “geração cara pintada”.

11 de agosto de 2007
O aniversário de 70 anos da UNE foi comemorado, de forma emocionada, em um lugar muito especial. Em fevereiro daquele ano, os estudantes haviam ocupado o terreno da Praia do Flamengo 132, no Rio de Janeiro, onde funcionou a sede da UNE invadida e destruída pela ditadura militar. Os jovens resistiram na ocupação e terminaram por receber, na justiça, o espaço de volta para o movimento estudantil. No dia 11 de agosto, a presidente da UNE Lúcia Stumpf disse que a celebração servia de homenagem àqueles que não puderam retornar para aquele espaço em vida.

Com informações da UNE