A posição do Sinpro Campinas sobre o Novo Ensino Médio

Muitos professores têm nos procurado para saber qual é a posição do sindicato em relação à consulta pública, aberta pelo Ministério da Educação (MEC), para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio.

O Sinpro Campinas e Região é epistemologicamente e eticamente favorável à revogação imediata do Novo Ensino Médio. Dentre os motivos principais podemos elencar o momento histórico no qual foi aprovada a reforma do ensino médio: o golpe contra a gestão da presidenta Dilma Rousseff, ignorando as duas versões anteriores construídas democraticamente e trazendo à tona um documento completamente alinhado aos interesses neoliberais de entidades interessadas na concepção da educação como mercadoria.

O Novo Ensino Médio, portanto, de novo só tem o nome, pois é fundamentado em uma visão do século passado (na taxonomia de Bloom) e inspirado numa realidade completamente diferente da brasileira – a educação estadunidense. Em seu texto é vendida a ideia de escolha e protagonismo, quando na verdade oferta desigualdade e injustiça social aos jovens.

Não é possível em um país como o nosso reduzir a formação básica em prol de itinerários formativos generalistas que não contribuem nem com a formação cidadã sequer com a profissional.

Portanto, o Sinpro Campinas reitera sua posição, pleiteando urgentemente a revogação das portarias que instituíram o desmonte dessa modalidade que é a mais estratégica para o país, pois é a responsável pela formação integral do jovem brasileiro.

Campinas, 3 de maio de 2023

Diretoria do Sinpro Campinas e Região