Reajuste salarial, piso salarial, garantia semestral de salários, recesso de 30 dias, estabilidade pré-aposentadoria, hora-atividade, férias coletivas, bolsas de estudo, duração de aula definida, adicional para professores com mais de 50 anos e complementação de benefício previdenciário. Esses são apenas alguns dos direitos que fazem parte do dia a dia do magistério na rede privada.

Nada disso veio de presente dos donos das escolas. A maior parte não está na CLT. Foi conquistada por meio de negociação coletiva, liderada pelo sindicato. Sem o Sinpro Campinas e Região, férias poderiam ser fracionadas em vários períodos ao interesse do empregador; reajustes salariais não aconteceriam; e a estabilidade pré-aposentadoria seria uma miragem.

O exemplo das férias diz muito: pela lei, podem ser divididas em até três partes por “acordo individual”. Só a Convenção Coletiva garante 30 dias corridos de descanso. O mesmo vale para a recomposição salarial: desde 1994, nenhuma lei garante reposição automática. De lá para cá, a inflação passou de 700%. Sem negociações coletivas, os salários valeriam hoje pouco mais de 10% do que valiam antes do Plano Real.

Essas conquistas beneficiam todos os professores — filiados ou não. Mas, para que existam, é preciso estrutura, mobilização, trabalho jurídico e político. Sua contribuição garante que o sindicato disponha advogados de forma gratuita para defender seus direitos e garantir sua aposentadoria; que nossos dirigentes possam mobilizar a categoria e negociar com autoridade junto aos patrões; que nossa sede esteja em pleno funcionamento para oferecer atividades e oficinais culturais à você e sua família etc. É preciso um sindicato forte. Sem sindicalização, não há força para negociar nem para garantir que as cláusulas sejam cumpridas.

Quem está filiado ao Sinpro não só ajuda a manter as conquistas como fortalece a luta por novos avanços. É assim que se sustenta uma categoria organizada: com direitos reais e condições dignas de trabalho.

Como se sindicalizar
A sindicalização ao Sinpro Campinas e Região é simples e rápida. O cadastro pode ser feito pelo site [clique aqui] ou presencialmente na sede [Av. Profa. Ana Maria Silvestre Adade, 100, em Campinas], de segunda a sexta, das 9h às 16h. Ao se sindicalizar, cada professor e professora passará a contribuir com apenas 1% de seu salário, descontado todo mês, mas terá acesso a tudo o que o sindicato oferece à categoria. Venha somar forças! Só a luta coletiva garante aquilo que a lei não dá — e que os patrões, sozinhos, não concedem.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

 Localização

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

 Horário de atendimento
2ª a 6ª das 10hs às 16hs

 Telefone
(19) 3256-5022

 Email
sinprocampinas@sinprocampinas.org.br

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO